Translate

domingo, 31 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Salmo 119:11

A palavra escondida
William G. Johnsson

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmo 119:11

O apóstolo Paulo nos diz que a espada do Espírito é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). Gostamos dessa imagem – a Palavra como uma arma ofensiva, forte, nas mãos do cristão para cortar e matar.

Infelizmente é assim que algumas pessoas, especialmente pregadores, vêem a Bíblia – como uma ferramenta que eles usam para derrotar os oponentes num debate, para alavancar suas carreiras, ou até mesmo para construir seu império na televisão.

Mas a Palavra de Deus precisa ser escondida no coração antes de ser usada contra outras pessoas. Precisa encontrar morada em nossas próprias almas, instruindo, repreendendo, corrigindo, guiando e transformando a nós mesmos. A menos que primeiro sejamos quebrantados pela Palavra, iremos utilizá-la de forma errada sobre os demais.
A causa de Cristo tem sido envergonhada pelas revelações dos últimos anos. Tele-evangelistas cuja pregação alcançava milhões de pessoas a cada semana, que condenavam os pecados dos outros em grandes reuniões públicas, tiveram seus pecados expostos. A maçã que por fora parecia brilhante, e atraente, por dentro estava estragada. Esses pregadores famosos secretamente praticavam os pecados que veementemente condenavam nos outros.
Quando trazemos a Palavra de Deus para dentro de nossa mente – quando a recebemos, a apreciamos, nos alimentamos dela – é a maior fortaleza contra a tentação. Quando o diabo vem até nós com suas insinuações, dúvidas e tentações, Deus já tem a resposta – "Assim diz o Senhor".

Não podemos tirar para fora algo que não colocamos dentro. Não conseguimos nos defender com o que está escrito nas Escrituras se não sabemos o que está escrito. O Espírito Santo pode trazer à nossa memória somente o que já tivermos lido na Bíblia.

Há um bom tempo, quando eu era apenas um jovem cristão, um pastor falou acerca da "Bíblia antes do desjejum”. O conselho dele foi: “Alimente-se de alimento espiritual antes de alimento físico”. Sempre comece o dia com as Escrituras. Este foi um dos melhores conselhos que já recebi. Esse hábito tem nutrido a minha vida espiritual.
Autor: William G. Johnsson

ORAÇÃO

Querido Pai, ensina-me a alimentar-me diariamente de Sua Palavra. Em meio aos cuidados e preocupações desse dia, que eu possa separar tempo para meditar em Seu livro. Que a Palavra me mostre a Sua vontade para a minha vida, dando-me força na hora da tentação e direção.



sábado, 30 de março de 2013

Páscoa

Tempo de Páscoa
É tempo de Páscoa, tempo de pedir conselho a nossa consciência...

Perguntar: Será que fiz o melhor?

Será que ofereci ao meu irmão o melhor de mim?

Será que estou seguindo os passos de quem deixou seu exemplo vivo, para que eu tentasse ser melhor?

A cada dia... "Busque e acharás, bata e a porta se abrirá".

Não desista nunca de ser melhor e feliz!

É tempo de Páscoa e que sentido teria a Páscoa se nós não entendermos que Páscoa significa renascer, ressurgir das cinzas renovados?

É tempo de Páscoa... hora de tomar uma atitude verdadeira diante da vida e sermos pessoas melhores!

Tratar todos com carinho e amor, levar isso à nossa família ao nosso trabalho,aos nossos amigos, à nossa comunidade...

Descobriremos então que é possível fazermos a Páscoa todos os dias, renascer no amor do Pai que é amor, paz e bondade!

E o amor jamais fará a guerra!

Maravilhoso Jesus-1 Coríntios. 10:13

Como Jesus venceu
William G. Johnsson

Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios. 10:13.

Em dois capítulos emocionantes do livro “O Desejado de Todas as Nações”, "A Tentação" e "A Vitória", a escritora apresenta como Jesus venceu a Satanás no deserto. Estes princípios podem nos ajudar em nossos esforços para permanecermos fiéis a Deus, não importa quão difícil seja a prova.

1. O diabo não pode nos forçar a pecar: "O tentador jamais nos poderá compelir a praticar o mal. Não pode dominar as mentes, a menos que se submetam a seu controle. A vontade tem que consentir, a fé largar sua segurança em Cristo, antes que Satanás possa exercer domínio sobre nós" (p. 125).

2. Se nos aventurarmos no terreno de Satanás, nos colocaremos em risco. "Se [Satanás] consegue pôr-nos desnecessariamente no caminho da tentação, sabe que tem a vitória. Deus há de guardar todos quantos andam no caminho da obediência; apartar-se dela, porém, é arriscar-se no terreno de Satanás. Aí cairemos por certo. "(p. 126).

3. Não conseguimos vencer em nossa própria força. "Em nossa própria força, é-nos impossível escapar aos clamores de nossa natureza caída. Satanás trar-nos-á tentações por esse lado. Cristo sabia que o inimigo viria a toda criatura humana, para se aproveitar da fraqueza hereditária e, por suas falsas insinuações, enredar todos cuja confiança não se firma em Deus." (p, 122).

4. Devemos fixar os nossos olhos em Jesus. "Aquele que está lutando contra o poder do apetite olhe para o Salvador no deserto da tentação. ... Ele resistiu a tudo quanto nos é possível suportar. Sua vitória é nossa" (p. 123).

5. Vencemos através da submissão e da fé. "Jesus obteve a vitória através da submissão e fé em Deus, e diz-nos mediante o apóstolo: ‘Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós’. Tiago 4:7 e 8. ... Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso" (pp. 130, 151).

6. Vencemos pela Palavra de Deus." Por que meio [Cristo] venceu no conflito contra Satanás? - Pela Palavra de Deus. Unicamente pela Palavra pôde resistir à tentação. "Está escrito", dizia. ... Quando assaltados pela tentação, não olheis às circunstâncias, ou à fraqueza do próprio eu, mas ao poder da Palavra" (p. 125).

ORAÇÃO
Senhor, que eu reconheça a impossibilidade de vencer o mal por minhas próprias forças. Que eu siga o exemplo de submissão e fé deixado por Jesus. Que eu viva, hoje, em harmonia com a Tua Palavra.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Mateus 4:9

Atalhos podem ser perigosos
William G. Johnsson
 

E lhe disse [o Diabo]: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. Mateus 4:9 NVI

Durante 40 dias Jesus havia agonizado em oração, buscando ver com clareza os planos do Pai para a sua vida e missão. Nós nascemos para viver; Ele nasceu para morrer. Um mundo que havia se desviado do caminho seria trazido de volta a Deus pelo ato de Deus tomar sobre si o pecado e a maldição que pertenciam à humanidade.

Mas então o diabo veio  – e ofereceu a Jesus um atalho.

Em abril de 1846 uma carroça liderada por George Donner partiu do estado de Illinois para a Califórnia. Em 20 de julho Donner levou 20 carroças por um caminho desconhecido que passava pelo lado sul do lago “Great Salt Lake”. Mas essa rota, em vez de acelerar, atrasou a viagem. Quando eles chegaram ao Lago “Truckee”, nas serras do leste, já era 31 de outubro e a neve havia bloqueado a passagem. Eles foram forçados a acampar. Um grupo construiu cabanas à beira do lago; os demais, incluindo o próprio Donner, acamparam em Alder Creek, distante oito quilômetros.

À esta altura, com a comida acabando, a situação deles era desesperadora. Em dezembro, 17 pessoas tentaram atravessar as serras à pé com sapatos próprios para a neve; apenas sete conseguiram. Eventualmente grupos de resgate encontraram os sobreviventes, que evitaram a morte recorrendo ao canibalismo. Ao todo, apenas 40 dos 87 pioneiros sobreviveram à provação.
Atalhos que parecem muito atraentes podem ser perigosos. E em questões espirituais atalhos podem levar à perda eterna.

O diabo ofereceu a Jesus um atalho – o reino sem a cruz. Quando o ministério de Cristo estava se encerrando Judas fez uma tentativa semelhante para forçar Jesus a exercer o seu poder e assumir a coroa.
Mas qualquer caminho, não importa quão convidativo, que não siga a vontade de Deus somente conduzirá à ruína. O fim nunca justifica os meios; no reino de Deus o processo é tão importante quanto o objetivo final.

Reflita hoje acerca dos atalhos. Faça-o seriamente, com calma e com oração.

ORAÇÃO
Senhor do caminho reto e estreito, ajuda-me a andar pela trilha sem me desviar. Que eu fixe meus olhos em Jesus – Aquele que venceu e que agora me incentiva no caminho.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Apocalipse 12:11

O segredo da vitória
William G. Johnsson

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Apocalipse 12:11

Poderia alguma coisa ser mais importante do que a própria vida? Não é a morte o inimigo final? A maioria das pessoas hoje em dia responderia a essas perguntas sem hesitar, a vida é tudo. Mas a Bíblia nos oferece uma perspectiva diferente, uma que nos desconcerta nesses tempos de egocentrismo.

A Bíblia afirma que a vida é boa – fomos feitos para viver e viver para sempre. A morte, segundo ela, é um inimigo. Mas a Bíblia vai além; ensina que a fidelidade a Deus é mais importante do que o apego à vida.
O texto bíblico de hoje apresenta-nos o tríplice segredo para a vitória – o sangue do Cordeiro, a palavra do testemunho e a lealdade disposta a sofrer até mesmo a morte. 

A vitória começa com o sangue de Jesus. Como Ele deu a Sua vida por nós, nós o amamos. Ele é o nosso dono, pertencemos a Ele. Seu sangue nos libertou para sermos filhos e filhas do rei celestial.

A vitória brota da palavra do nosso testemunho. Declaramos lealdade a Cristo; não nos envergonhamos de quem somos. Conhecemos a Deus e damos nosso testemunho a favor dEle. Não escondemos nossas Bíblias quando caminhamos para a igreja. Não proferimos orações apressadas num restaurante, tentando evitar ser notados. Nosso testemunho é natural, não afetado, espontâneo, corajoso.

A vitória olha a morte nos olhos e não pisca. Sabemos que se a nossa vida terrestre tiver que ser desfeita, o nosso futuro eterno está garantido. O Pai nos segura com uma mão forte que nunca irá nos soltar. "Aquele que tem o Filho tem a vida" (1 João 5:12 NVI).

Esse texto – Apocalipse 12:11 – cumpriu-se literalmente muitas vezes no século seguinte depois que João escreveu essas palavras. Os anais do Cristianismo dos primeiros séculos brilham com histórias de seguidores de Jesus, que preferiram serem lançados aos animais ou irem para a fogueira ao invés de renunciarem a Cristo. A nobre Perpétua caminhou lado a lado de sua escrava Felicitus, unidas na fé, unidas no amor, unidas na morte. O idoso bispo Policarpo disse a seus captores para não amarrá-lo ao poste. Cristo lhe daria condições de suportar as chamas.

Quanto amamos a Jesus hoje?

ORAÇÃO
Senhor, amplia a minha visão acerca do que realmente é importante. Mais do que o sucesso desse mundo, busco a intimidade contigo que perdurará por toda a eternidade.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Mateus 4:6

Religião espetacular
William G. Johnsson

“Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’ ” Mateus 4:6 NVI

Quando vivi na Índia, um milagreiro chamado Sai Baba esteve nas manchetes por um bom tempo. Afirmava ser capaz de criar coisas, e até fazia com que relógios aparecessem na palma de sua mão.

Sua crescente fama resultou num editorial em um dos principais jornais do país. O articulista levantou o seguinte ponto: Por que os relógios "criados" por Sai Baba aparecem completos e com marcas suíças? Por que os objetos “gerados” são sempre pequenos o suficiente para serem escondidos na manga – porque ele não pensa em "criar" algo grande, como uma abóbora?
Mas o editorial pouco conseguiu em termos de arrefecer o entusiasmo em prol do operador de milagres. Então um dia Sai Baba anunciou o que seria a sua façanha mais espetacular – iria andar sobre a água!

As multidões compraram os seus bilhetes; 20.000 pessoas se amontoaram em torno da piscina, onde Sai Baba caminharia sobre a água. Na hora especificada pelos astrólogos e após cantar mantras, Sai Baba deixou a prancha de mergulho.

Mas aquele foi um mau dia para andar sobre a água. Sai Baba foi parar no fundo da piscina e, ao emergir, teve que fugir perseguido por uma multidão irada exigindo o dinheiro do ingresso de volta.

Pessoas tolas? Sim, mas os cristãos, por vezes, também não desejam uma religião espetacular? Não ansiamos por sinais e prodígios, por evidências diante dos nossos olhos a fim de provar que Deus está conosco?

Durante o ministério de Jesus, os escribas e fariseus exigiam um sinal. Ele não lhes deu nenhum sinal. Quando Jesus foi preso e levado perante o rei Herodes, o monarca dissoluto ficou contente; ele tinha ouvido falar de Jesus, o milagreiro, e esperava "um bom espetáculo." Mas Jesus não fez nenhum milagre.

Ele também não aceitou atirar-se do pináculo do Templo. Sua confiança estava em Seu Pai, e não em demonstrações espetaculares de poder sobrenatural.

E nós hoje devemos viver pela fé, confiando em Jesus, reivindicando as promessas da Palavra. O diabo pode falsificar milagres; ele não pode falsificar as Escrituras.

ORAÇÃO
Querido Deus, livra-nos da tentação de dependermos de sinais exteriores. Que nosso anseio seja Te conhecer e obedecer à Tua Palavra, pelo poder do Espírito Santo. Amém.


terça-feira, 26 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Gênesis 3:13

Colocando o diabo no seu lugar
 William G. Johnsson

O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”. Gênesis 3:13 NVI

Certa vez Sara, a irmã de Ellen White, sentiu-se desanimada. Ela havia tido um sonho no qual um homem alto aparecera perante ela à porta do seu quarto. Enquanto ela olhava em sua direção, ele parecia crescer mais e mais até preencher todo o espaço do chão ao teto, enquanto isso ela sentiu-se encolhendo cada vez mais diante dele.

Mas, em seguida, Sarah disse: "Eu tenho a Jesus, não tenho medo de você!" Então o gigante começou a encolher e encolher, até que ela mal podia vê-lo, e ele saiu pela porta afora.

Ela disse à sua irmã, “Ellen, falamos muito mais sobre o poder do diabo do que deveríamos. Isto o agrada e sua majestade satânica é honrada; Ele exulta com isso, e ao fazer isso nós O homenageamos, mas eu vou passar a falar de Jesus, do Seu amor e do seu poder".

Não é isso verdade ainda hoje? Alguns cristãos parecem estar mais preocupados com o diabo do que com Jesus. Falam mais sobre o seu poder e decepções do que falam das promessas maravilhosas que Deus colocou em Sua palavra. Não é de se admirar que ao caírem em tentação digam, "O diabo me fez fazer isso!"

Ao sair para este dia pense nas promessas que Cristo tem para você: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9 NVI).

"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta" (Salmo 23:1 NVI).

"Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas" (Isaías 45:1, 2, NVI).
"Deus pode evitar que vocês caiam e pode apresentá-los sem defeito e cheios de alegria na sua gloriosa presença." (Judas 24, NTLH).

Hoje, vamos pensar em Jesus. Vamos falar de Jesus. Vamos viver Jesus.

ORAÇÃO
Querido Mestre, educa meu coração e meus lábios para falar do Seu poder e amor. Fixa meus olhos, minha mente, em sua bondade e vitória

segunda-feira, 25 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Romanos 14:23

A órbita da confiança
William G. Johnsson

Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Romanos 14:23

Em pelo menos duas ocasiões, Jesus criou pão para alimentar os famintos. Então o que havia de errado em transformar as pedras em pão quando estava no deserto morrendo de fome?

Dois motivos tornavam aquele ato errado. Em primeiro lugar, tal ação em benefício próprio teria colocado Jesus fora da arena da humanidade comum. O milagre teria demonstrado que Jesus não era como nós, que não era verdadeiramente humano, que poderia recorrer a recursos em si mesmo que não estão ao nosso alcance.

Seria mais ou menos como a seguinte situação. Suponha que alguns alunos do ensino médio estão jogando futebol e o diretor da escola se junta a eles. Os times são formados, e o diretor joga com os demais. Tudo vai bem até que o diretor vai para o gol. Ele deixa a bola passar e ouve o árbitro afirmar "Gol!" O que você pensaria se o diretor dissesse  "Não foi gol! Juiz, é melhor você anular o gol. Eu sou o diretor e se eu estou dizendo que não foi gol, é porque não foi!"

O que aconteceria com o jogo? Viraria uma confusão, porque um jogador não respeitara as regras.

Se Jesus tivesse dado ouvidos ao tentador e transformado as pedras em pão, teria destruído a Sua missão como o Deus-homem. Sua incumbência incluía calçar nossos sapatos, enfrentar nossos testes, contando apenas com o poder do Espírito Santo, o qual está disponível a todos nós.

Em segundo lugar, transformar as pedras em pão teria sido errado, porque teria procedido da dúvida, não da fé. "Se és o Filho de Deus ... ", disse o diabo, pondo em dúvida a divindade de Cristo. Realizar o milagre seria mostrar que Jesus acreditou em Satanás e não em Deus, que Ele precisaria de um ato espetacular para certificar-se de quem Ele era.

Essa foi a maneira em que a serpente veio à Eva no Jardim do Éden. "Foi assim que Deus disse ...?” O cristianismo é um relacionamento – um caso de amor com Cristo – e como todo relacionamento está fundamentado na confiança. Tudo que está fora da órbita da confiança enfraquece o relacionamento.

O apóstolo Paulo demonstrou em sua vida o quanto ele valorizava os relacionamentos. Procurou ter sempre uma consciência livre de ofensas seja para com Deus, seja para com os homens. Façamos o mesmo hoje!

ORAÇÃO
Senhor, quando a hora da prova vier e eu for tentado a duvidar dos Teus caminhos ajuda-me a confiar. Ao me atirar em Teus braços de amor sei que estarei seguro, pois Tu és sábio, justo e amoroso.

domingo, 24 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Mateus 4:3

Vozes
William G. Johnsson

O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Mateus 4:3 NVI

De quem é essa voz – de Deus ou de Satanás? Como vamos saber?

Observe estes dois personagens no deserto, perto do Jordão. Um deles é um ser glorioso, lindo, angelical; o outro está fraco e magro. Certamente Deus está do lado do ser glorioso.

Errado. As aparências enganam. "Satanás se disfarça de anjo de luz" (2 Coríntios 11: 14, NVI), e seus capangas continuam a vir até nós com aparência atraente. Por outro lado, Cristo pode estar entre as coisas fracas e as pessoas ignoradas.

E o que dizer das vozes? Não se deixe enganar pelos tons atraentes e pela lógica persuasiva. A voz que você ouve pode ser a voz do diabo.
O filho de Sam, o notório assassino de Nova York, ouvia vozes. As mensagens faladas em seu ouvido interior o levaram a perseguir e matar mulheres jovens.

De quando em quando os noticiários relatam a respeito de alguém que mata outra pessoa, ou várias pessoas, com o seguinte argumento: "Deus me disse para fazer isso."

Os cristãos também ouvem vozes, ou pensam que ouvem. Deus mesmo prometeu: “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’ ”  (Isaías 30:21, NVI). A consciência não é a voz de Deus falando aos nossos corações?

Sim, Deus fala conosco através da "voz mansa e delicada" do Espírito Santo, o revelador da Sua vontade. Mas não é só Deus quem fala – o diabo também fala, e as nossas fantasias e desejos também falam. Podemos convencer a nós mesmos de que Deus está nos dizendo para fazer alguma coisa quando na verdade estamos apenas seguindo nossos próprios desejos.

Como então podemos distinguir essas vozes? Da mesma maneira que Jesus o fez: Ele testou a voz pelas Escrituras, e descobriu que ela não vinha de Deus.
Devemos fazer o mesmo. Deus nunca vai dizer para uma pessoa matar outra. Ele nunca vai nos ensinar a agir de forma contrária à Sua lei e aos ensinamentos de Jesus. Qualquer voz, proveniente de nós mesmos ou de outra pessoa, dizendo algo diferente não é de Deus.

As tentações dos últimos dias serão tão sutis que somente aqueles que fortaleceram a mente com as Escrituras serão capazes de serem vitoriosos. Já me fortaleci hoje?

ORAÇÃO
Deus Revelador. Obrigado pelas Escrituras que me apresentam o Teu caráter, os Teus planos e a Tua vontade. Quero não apenas conhecer a Tua Palavra, mas obedecê-la, como  o fez Jesus.

sábado, 23 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Lucas 4:3

Festejando enquanto bebês morrem de fome
William G. Johnsson

Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Lucas 4:3.

Do momento em que você começar a ler essa página até terminá-la, em algum lugar no mundo 50 pessoas terão morrido de fome. Aproximadamente 38 delas serão crianças.

Se um tanque de gás explodisse numa fábrica de produtos químicos e um gás mortal vazasse (como aconteceu em Bhopal, na Índia, há vários anos), matando milhares de pessoas em seu avanço, a mídia trombetearia o evento e o mundo ficaria horrorizado.

Mas dia após dia, milhares de pessoas morrem de fome. A cada minuto, de cada hora, de cada dia, de cada ano, morrem mais 24 pessoas, das quais 18 são bebês. Assim, a cada dia 35.000 novas pessoas morrem. Em apenas dois dias morrem de fome mais pessoas do que as mortas no holocausto atômico de Hiroshima.

Enquanto isso, nós no Ocidente festejamos. Jesus predisse que, antes da Segunda Vinda, homens e mulheres estariam "comendo e bebendo" (Mateus 24:58). Ele até contou uma parábola a respeito da igreja antes de seu retorno, em que o "servo mau" começa a "comer e a beber com os ébrios" (versículos 24:48, 49).

Agora, deixemos bem claro que Cristo não defendia uma religião ascética. Ele gostava de uma boa refeição. Era um convidado tão requisitado para jantares e festas que Seus adversários o acusaram de ser um comilão e beberrão (Mateus 11:19).

Mas lembremos disso: Cristo dedicou muito do seu tempo e de si mesmo para ajudar aos pobres e famintos. Ele repreendeu aqueles que confiavam nas riquezas e aqueles ocupados com os prazeres dessa vida.

Acho que se Jesus viesse ao Ocidente, hoje, condenaria nossa indulgência para com os sentidos. Enquanto 35.000 pessoas morrem de fome todos os dias – 12 milhões a cada ano – estamos preocupados com comida. Nossa avalanche de livros, revistas e artigos sobre culinária; nossa obesidade; nossa extravagância; nosso desperdício – constituem um ultraje moral, tendo em conta os milhões de famintos.

O primeiro teste da família humana teve como foco o apetite. O mesmo ocorreu na primeira tentação de Jesus no deserto. Exatamente no ponto em que a humanidade falhou lá no princípio, o povo de Deus, nestes últimos dias, deve vencer como Cristo venceu – pela Palavra de Deus.

ORAÇÃO
Ó Deus da família humana, perdoe-nos por nossa indulgência e nosso lixo. Abra nossos olhos para as multidões famintas e mostra-nos como viver, hoje, como cidadãos responsáveis do reino dos céus.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Marcos 1:13

Os dois Adões
William G. Johnsson


E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam. Marcos 1:13 (Almeida Atualizada)

Marcos apenas, dos escritores dos Evangelhos, nos diz que Jesus esteve com as feras durante suas tentações. O que Marcos pretendia transmitir, ao incluir esse detalhe?

Será que foi para lembrar-nos de alguém que, muito antes do Filho encarnado ter enfrentado o diabo no deserto, também morou entre os animais selvagens? Gênesis 2:19 diz: " Depois que o SENHOR Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu."(NTLH).

Diante daquele homem, aquele primeiro homem, o tentador se apresentou com seus enganos. "Foi assim que Deus disse?", ele questionou, desafiando a palavra do Todo-Poderoso e insinuando dúvidas.

E perante Jesus, ao dizer "Se Tu és o Filho de Deus", mais uma vez colocou em dúvida a palavra divina.

Dois Adões. Um, o pai de todos nós. O outro, Salvador da raça humana! Dois Adões. Quão parecidos e quão diferentes!

O primeiro Adão era alto, musculoso, magnífico em estatura, possuidor de uma pele perfeita. Sem verrugas, sem espinhas no rosto, sem tosse, sem espirrar, sem mancar, sem miopia. Nada em seu corpo deslustrava sua perfeição. Semelhante à Deus, boa postura, seguro do seu valor, recém criado pelas mãos do Criador.

O segundo Adão veio com as fragilidades da nossa condição humana decaída. “Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade "(O Desejado de Todas as Nações, p. 49).

Veja Jesus no deserto, próximo ao rio Jordão, enquanto Satanás vem até Ele. Não é nenhum gigante imponente. Nenhum exemplo de perfeição física. E agora Ele está esquelético. Seu rosto está pele e osso, depois dos 40 dias de oração sincera e duradoura. Ele parece vulnerável. Ele está vulnerável.

O segundo Adão pisa o mesmo terreno, enfrenta testes semelhantes aos de seu antecessor. Mas Ele vence onde o primeiro Adão fracassou. Obtém assim a nossa salvação e mostra-nos o caminho para a vitória contra o tentador.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, a Tua vida me mostra que somos imbatíveis quando estamos unidos ao Pai. Apegado a Deus, através do Espírito Santo, não terei medo de nada. Amém.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Hebreus 5:7

Super Homem ou Super Salvador?
William G. Johnsson
Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Hebreus 5:7 NVI


Ao contemplarmos a vida de Jesus, é fácil cair no seguinte padrão de pensamento: uma vez que Jesus era Deus em carne, Ele conhecia o fim desde o princípio. Ele sabia que iria triunfar na luta com o diabo. Ele sabia que iria resgatar um mundo caído.

A história de Jesus começa a parecer um drama. Ele avança para o centro do palco diante dos nossos olhos, desempenhando o seu papel combinado. Ele parece humano e suas tentações parecem reais, mas Ele sabe como o roteiro vai terminar. E sendo Ele homem, parece mais um super-homem, cuja palavra controla as ondas das tempestades e cujo olhar perturba os demônios.

Temos a tendência de ver o drama de Jesus dessa maneira. O vemos à luz dos antigos credos da cristandade – o Deus supremo, a luz eterna.

Mas essa não é a maneira que os escritores do Novo Testamento O perceberam. Os contemporâneos de Jesus não tinham dúvidas quanto à sua plena humanidade. Não, a questão nos dias de Jesus não era se Ele era humano – ninguém questionava isso – mas sim, se Ele era mais que humano. Se Ele era quem afirmou ser: o Filho de Deus.

O Novo Testamento retrata em detalhes vivos e até chocantes a feroz realidade das lutas de Jesus. O apresenta prostrado, implorando libertação do cálice que estava sendo convidado a beber. Registra aquele grito arrepiante proferido na cruz, aquele gemido de abandono: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste" (Mateus 27:46).

Embora hoje muitas vezes pensemos em Jesus como um super-homem, Ele não era. Ele era vulnerável. Ele podia ter falhado. Deus "Permitiu que [Cristo] enfrentasse os perigos da vida assim como toda a alma humana, combatesse o combate como qualquer filho da humanidade o tem de fazer, com risco de fracasso e ruína eterna" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 49).

Mas Ele venceu a batalha – não como um super-homem, mas como um super Salvador!

ORAÇÃO
Querido Pai. Existem dias em que me sinto pequeno e o temor do fracasso me assusta. Assim como Jesus venceu pela submissão à Tua vontade, também quero ser vitorioso, ajudado por Ti.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Hebreus 2:18

Ajuda para os que são tentados
William G. Johnsson

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. Hebreus 2:18

Várias passagens do livro de Hebreus mencionam as tentações do Filho encarnado. Devido à sua linguagem explícita chamaram a atenção de cristãos ao longo dos séculos e freqüentemente vêm à tona em atuais discussões sobre a vida cristã.

 Hebreus 2:18 nos diz que, pelo fato do próprio Jesus ter sofrido e ter sido tentado, Ele é capaz de nos ajudar em nossas tentações. As tentações de Jesus foram reais. Se Lhe fosse impossível falhar, se Suas tentações fossem apenas uma ilusão, como poderia Ele nos ajudar em nossas tentações – pois sabemos que as nossas tentações são mortalmente reais.

A palavra para "tentação" encontrada aqui, assim como no resto do Novo Testamento, possui a ideia essencial de teste. Nada na natureza de Jesus lhe convidava a pecar – Ele não foi tentado porque se sentia atraído pelo mal. Pelo contrário, a submissão à vontade de Seu Pai o levou a experiências cada vez mais profundas de submissão e confiança.

Portanto Ele pode nos ajudar. Jesus nos concede ajuda vitoriosa, força para resistir à prova, assim como Ele resistiu nos dias da Sua carne. " 

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:16).

O Bispo Westcott, em seu comentário de Hebreus, nos lembra que a pessoa que sucumbe à tentação, nunca conhece a totalidade de sua força, uma vez que cai antes do término do teste. Portanto, Jesus é a única pessoa que conheceu a força total da tentação, pois somente Ele permaneceu sem pecar até o final. A tentação foi finalmente derrotada por Ele, e não Ele pela tentação.

No centro da nossa fé existe Alguém que veio do céu à terra para viver a nossa vida e morrer a nossa morte. Jesus, o vencedor, triunfou sobre o pecado, o diabo e a morte. Ele é nosso Salvador e nosso Ajudador para cada necessidade que este dia possa nos trazer.

ORAÇÃO
Jesus, vencedor. Concede-me graça para vencer hoje, em Tua força. E se eu tropeçar e cair, segure minha mão e me levante. Assim estarei novamente ao teu lado.


terça-feira, 19 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Tiago 1:14, 15

As bestas da tentação
William G. Johnsson

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. Tiago 1:14, 15 NVI


Em sua obra épica A Divina Comédia, Dante representa graficamente a natureza de nossa batalha contra o mal. Ele tem 35 anos, e encontra-se em uma floresta sombria. Mais adiante vê o topo de uma montanha, uma representação da vida que ele busca. Apressadamente começa a caminhar em direção ao seu ideal.

Subitamente, três bestas surgem da floresta e caem sobre ele. O primeiro é um leopardo, “ágil, leve e coberto com uma pele manchada”. Em seguida, um leão pula em cima dele, “com a cabeça empinada e louco de fome". Por último surge uma loba magricela: "Em sua magreza, parecia cheia de todos os desejos".

Esses animais ferozes que desafiavam a subida de Dante para a montanha iluminada representam os diversos tipos de tentação.

"O Leopardo representa a luxúria, uma tentação que assedia a juventude. O poeta amou a beleza do Leopardo. Ele ficou fascinado com ‘as manchas da pele desse veloz animal das madrugadas’. Amou essa doce estação da vida."
"Os pecados da juventude têm seu encanto próprio, as seduções da beleza. Essas glamorosas tentações são difíceis de definir e ainda mais difíceis de resistir, pois permanecem encobertas com o idealismo e a inocência da juventude.”
O leão representa o pecado do orgulho – a tentação de nossos anos de maturidade. Realização e sucesso nos tornam vulneráveis a esta nova abordagem do maligno.

"Finalmente, a Loba da avareza aproxima-se por trás de nós, numa perseguição persistente. Ela não vem necessariamente após certa idade, mas assim que alcançamos uma grande realização. Ocorre quando o interesse próprio e a cobiça fecham nossas mãos e nosso coração. Parece irônico que um homem que tenha sobrevivido ao lutar com o bonito Leopardo e o poderoso o Leão venha finalmente a sucumbir diante das astutas ciladas do Lobo, mas essas são as armadilhas da vida adulta (Dorothy Minchin-Comm, “Três Bestas”, "Adventist Review, 7 de maio , 1987).

Nós também vagueamos na floresta sombria. Constantemente somos vítimas de animais ferozes. Erguemos os olhos para o topo da montanha e sabemos que não podemos alcançá-lo sozinhos. Entretanto, Alguém nos toma pela mão. Ele será o nosso guia hoje.

ORAÇÃO
Mestre. Livra-me de achar que sozinho poderei ser vitorioso contra o mal. Não permitas que eu caia em tentação. Faze com que pela comunhão contigo eu permaneça firme em Teus caminhos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Mateus 4:1

Jogando roleta russa com o Diabo
William G. Johnsson

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4:1 NVI

Desde a antiguidade existem lendas a respeito de pessoas que fizeram um pacto com o diabo. Um desses contos se tornou tema de um drama – Fausto, o velho filósofo que vendeu sua alma ao diabo em troca de conhecimento e poder.

Mas qualquer pessoa que joga roleta russa com o diabo pode ter certeza do resultado: o diabo vai ficar com a arma e a pessoa vai ficar com a bala. Não podemos brincar com o diabo, nos aventurando em seu reino, imaginando que iremos escapar incólumes.

Jesus não convidou a tentação quando foi para o deserto. Ele foi até lá para jejuar e orar, para meditar em Sua missão e consagrar-Se à tarefa. Certamente Ele não foi até lá para brincar com o diabo!

Mas o diabo veio até Ele. Mesmo Jesus estando num lugar silencioso, cercado pela natureza. Mesmo depois da "alta" espiritual resultante do Seu batismo e dos 40 dias buscando fervorosamente conhecer a vontade do Pai.
Ensinei durante cinco anos no Seminário Teológico Adventista da Universidade de Andrews. Um dia, um jovem seminarista deixou escapar: "Você não encontra a Deus neste lugar!" Mas Deus estava lá, como outros alunos podiam atestar.

O que aconteceu com o seminarista? Ele havia chegado ao campus cheio de expectativas. As aulas com os melhores eruditos da igreja, os recursos da Biblioteca James White, os cultos da capela, o privilégio de estudar em tempo integral – com certeza ele teria uma experiência espiritual ininterrupta.

Mas o Cristianismo não funciona assim. Nenhum lugar – nenhum campus universitário cristão, nenhum retiro em meio à natureza – garante imunidade contra a tentação. O diabo foi se encontrar com Jesus no deserto, e foi se encontrar com o jovem na Universidade de Andrews. Jesus estava pronto para o diabo e o enfrentou; mas o seminarista pensou que o ambiente iria protegê-lo, e foi vencido. "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (1 Coríntios 10:12 ARA).

ORAÇÃO

Ó Deus de nossas vitórias e nosso consolo na aflição, envie-nos para as lutas deste dia equipados com o Seu Espírito. E quando o teste vier – como certamente virá –mantenha-nos seguros em Seu amor.

domingo, 17 de março de 2013

Maravilhoso Jesus- Hebreus 11:2 NVI

O irmão – Um conosco
William G. Johnsson


Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos. Hebreus 11:2 NVI

Precisamos ver a Jesus como o Novo Testamento o apresenta - tentado, dependente, tendo a necessidade de orar, suplicante, clamando em agonia. Então perceberemos quão real e próxima de nós é Sua humanidade.

Dr. Frank Boreham, um grande pregador e escritor, relata em um dos seus livros uma experiência do início do seu ministério. No sul da Nova Zelândia, onde havia acabado de assumir sua paróquia, ele encontrou um idoso cristão chamado David. David tinha um problema. "Pastor, estou com vergonha de contar. Mas toda noite quando me ajoelho para orar eu caio no sono perante o Senhor. O que posso fazer para solucionar isso?"

Boreham pensou por um momento e respondeu: "David, você nem sempre tem que se ajoelhar para orar. Por que não tenta colocar uma cadeira perto de você e fale com o Senhor como se Ele estivesse sentado ao seu lado?" O velho homem experimentou e gostou. Encontrou um novo significado na oração (e não mais dormiu no meio das orações).

Após alguns anos David tornou-se debilitado e não levantava mais da cama. Mas sempre mantinha uma cadeira especial ao lado da cama. Era a sua cadeira de oração. O Senhor Jesus sentava ali, e nenhum visitante podia utilizá-la.

Um dia a filha de David enviou um chamado urgente ao ministro. “Venha depressa! Papai está morrendo.” Mas não deu tempo! Quando o pastor chegou à porta da casa e foi saudado pela filha descobriu que David havia descansado. Então ela disse: “Quando entrei em seu quarto para ver como ele estava e descobri que ele havia falecido sabe o que eu vi? Sua mão estava estendida, e tocava a cadeira. Você compreende, não é pastor?"

Jesus Cristo, o Filho, Se fez nosso irmão, se aproximou de nós. Uma apreciação de Sua plena humanidade nos leva a uma nova compreensão dos relatos dos Evangelhos e a uma caminhada mais íntima com ele. A compreensão de sua humanidade nos leva à absoluta confiança nEle.

Quando Jesus viveu entre nós ninguém jamais duvidou da Sua plena humanidade. Ninguém veio e O beliscou para ver se era real. Homens e mulheres viram a Jesus com fome, cansado, com sede, viram suas lutas.
Ele era um com eles.

E será um com você e comigo hoje - nosso Irmão!

ORAÇÃO
Querido irmão mais velho. É bom saber que você já pisou as mesmas estradas, já foi ferido pelos mesmos espinhos. E compreende. Seja um comigo, ao enfrentarmos juntos os desafios deste dia. Amém.

sábado, 16 de março de 2013

Maravilhoso Jesus-Mateus 4:24

Jesus ​​em Washington, DC
William G. Johnsson

Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que sofriam de vários males e tormentos: endemoninhados, loucos e paralíticos; e ele os curou. Mateus 4:24 NVI


Washington, DC, é minha cidade favorita. Venha visitar essa cidade em Abril, sinta o aroma das flores de cerejeira e de outras árvores, e você vai descobrir por que gosto tanto desse lugar. Ou então venha para as festividades de 4 de Julho – o dia da independência americana; veja os fogos de artifícios  ou junte-se à multidão no teatro e certamente você vai amar. Você se interessa por política, por conhecer os bastidores do governo dos Estados Unidos ou a sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Gosta de artes, de festivais? Washington tem tudo isso.

Mas uma triste realidade ofusca o brilho dessa linda cidade. Enquanto escrevo, tomo conhecimento de que mais de uma pessoa morre por dia de crime violento aqui. Muitos adolescentes voltam suas armas uns contra os outros, com freqüência por causa das drogas.

Se Jesus viesse a Washington, DC, o que faria?

A doença está presente aqui: temos pessoas cegas, aleijadas, e que passam por dores. Todos os flagelos que Jesus conheceu na antiga Galiléia também estão presentes aqui, com o acréscimo de outra doença assustadora – a AIDS. Será que Jesus não gastaria muito do seu tempo levando alívio, esperança e cura?

Na Palestina, há muito tempo atrás, homens e mulheres eram vítimas da instituição religiosa. Eles ainda são prejudicados hoje, em Washington, DC - não pelos líderes espirituais, mas pelos traficantes de drogas e armas. Muitos estão desempregados, sentem-se frustrados e impotentes, e voltam-se para as drogas. Em meio à liberdade eles estão aprisionados pelas circunstâncias.

Jesus combateu a instituição religiosa. Ele lutaria contra os traficantes de drogas? Os senhores do crime? A indústria de armas? Os políticos corruptos? Penso que sim.

Enquanto isso, milhares dormem nas ruas, nos becos, nos parques e nas estações de metrô. Quando a temperatura cai e os ventos sopram gelado eles se cobrem com jornais e se aconchegam uns aos outros nas calçadas.

Jesus com freqüentemente dormia na rua. Ele não tinha um teto que podia chamar de sua casa. Será que Ele estaria entre os sem-teto de Washington?

Jesus veio para a Galiléia. Eles não sabiam quem Ele era. Será que o reconheceríamos em Washington, DC?

ORAÇÃO

Pai dos sem teto, ajuda-me a sentir a fome dos pobres, o desespero dos desempregados, a dor dos que não tem esperança. Capacita-me a fazer a diferença para melhor na vida deles.
 
Autor: William G. Johnsson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...