Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Consolação


Deus de toda consolação
Pastor Sérgio Fernandes

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; (2 Coríntios 1:3 )

Uma das coisas mais lindas de se viver é a experiência de consolação. Consolar nada mais é do que trazer alento ao que sofre, acalmando seu coração e dando-lhe suporte para suportar qualquer situação aflitiva que o esteja alarmando.

Todas as pessoas precisam de consolo! Todos nós sofremos! Vivemos de indagação em indagação, em busca de respostas que confortem nosso coração em momentos de dor. Mesmo nós, que amamos ao Senhor e cremos em Jesus Cristo, Seu Filho, não estamos imunes a tribulações, pelo contrário, é comum passarmos provações maiores até mesmo que as dos incrédulos.

E por incrível que pareça, isto não é mau! A provação fornece ao crente a possibilidade de desfrutar das consolações celestiais. Faça um retrospecto! Em momentos onde a dor era mais intensa, o Senhor lhe proveu experiências que você jamais se esquece! O Pai tem demonstrado a nós a sua misericórdia, em nos deixar ao léu da sorte, e tem provido consolação a todos os que esperam nEle...

Por isso querido, quando perceber que as lágrimas querem jorrar dos olhos, olhe para o alto, e não se esqueça que Ele te contempla a apenas uma oração de distância!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Servir-Marcos 10:45

Ser o primeiro 
" Quem quiser ser o primeiro deve se tornar escravo. É o que o Filho do homem faz: Ele veio para servir, não para ser servido- e para dar a própria vida para salvar muita gente. ” Marcos 10:45 ( A Mensagem)

Ser o primeiro na fila, cruzar primeiro na rua, receber primeiro, ganhar os melhores presentes, ser sempre convidado para os eventos, ser sempre escolhido, tratar o outro, como se não fizesse mais que sua obrigação.

Estas são algumas, das atitudes, que o ser humano, eu mesma em meu coração já vivi, partindo do pressuposto indevido, ser meu direito, ser a primeira, se já estou no caminho, na fila, na vida de alguém.

Contudo o parâmetro do Senhor é invertido : quem O segue, adota Seu padrão, serve, vive ativamente, torna-se o ultimo, pensa no próximo, compartilha.

Servir é : afagar o coração do próximo, contentar-se com o hoje, amparar quem precisa, assistir quem necessita, ser colaborador com quem passar pelo meu viver, é favorecer o viver do próximo.

O maior prazer de servir é que aquele que serve se satisfaz plenamente, no ato de exercer este amor, servindo.

Hoje como será seu dia de missão? Sirva em tudo que fizer, inclusive cedendo o primeiro lugar.

Ivelise Fonseca da Cruz
Gestão em contratos/advogada

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O meu socorro-Sal.121:2


Socorro!

 “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.” Sal.121:2

O Senhor é o Criador dos céus e da terra. ele conhece cada coração. Todos os anseios e necessidades passam atentos aos Seus olhos.

E somente Ele pode ser Meu Guardião, meu Conselheiro, Amigo e também meu socorro.

Nesta terra, ninguém pode substituir o papel de Deus: consolar, trazer satisfação plena, alegrar, fortalecer, garantir que meus pés não vacilem, abençoar .

Só Deus é o Socorro e o Consolo para toda ocasião oportuna.
E qualquer ser ou ato que eu tente colocar no lugar de Deus será fadado ao fracasso.

Confiar, agradecer, crer e esperar que o Senhor socorrerá a cada um que assim necessitar.

Ivelise Fonseca, advogada

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Misericórdias do Senhor- Lamentações 3:22-23

A misericórdia que nunca cessa
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22-23

As misericórdias de Deus nunca cessam. A compaixão do Senhor nunca falha. Sua fidelidade nunca diminui. ISTO define a imutabilidade de Deus, que é uma palavra para “Ele não muda”. Permanecerá sempre fiel. Será sempre imutável; não apenas jamais mudará em Sua fidelidade, como Não Pode mudar.


Deus nunca desiste em Seu compromisso conosco. Jamais quebra uma promessa ou perde o entusiasmo. Ele está perto de nós quando somos zelosos da verdade, e está próximo de nós quando rejeitamos Seu conselho, e deliberadamente lhe desobedecemos. 

Continua intimamente envolvido em nossas vidas, quer O louvemos em oração, ou O molestemos com nossas ações. Quer corramos para Ele, ou dEle, sempre se mantém fiel. Sua fidelidade é incondicional, interminável e inabalável. 

Nada do que fizermos, poderá diminui-la, e nada do que deixarmos de fazer, poderá aumenta-la. Ela permanece grande. Sua imutabilidade nunca diminui. 

Conquanto pareça tão misteriosa e inacreditável, Sua constância é verdadeira. (Extraído da obra The Mystery of God’s Will, de Charles Swindol.)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Somos do dia-Tessalonicenses 5:8

Somos do dia
Ivelise Fonseca

 “Nós, no entanto, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da armadura da fé e do amor, tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:8

Vigiar é estar atento. E só pode vigiar aquele que se encontra sóbrio. E nem é somente sóbrio , no tocante a ausência de bebidas. Mas a sobriedade decorre da concentração do seu eu em Deus.

E então é possível vigiar Sua vontade, descobrir Seus planos e então viver como sal nesta terra.

Há muitas vidas ao nosso redor que necessitam de sabor, cor,amor , de esperança e salvação.

Se você já se revestiu da armadura de fé e o escudo da salvação, compartilhem viva vigiando para estar atento e atender quem está ao seu lado.

O tempo é hoje para amar, compartilhar, fazer ao outro o que já fizeram ou o que você gostaria que fizesse por você.

E tenha fé, quem em Deus todos os seus anseios serão atendidos.

Ivelise Fonseca, advogada

 “Nós, no entanto, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da armadura da fé e do amor, tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:8

domingo, 26 de janeiro de 2014

Princípio da Sabedoria

Princípio da Sabedoria.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, Provérbios 1:7

1)- Antes Que venhas cair nas heresias e na fé: Crescei na mesma proporção na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. II Ped 3:18

2)- Jesus crescia em Estatura, Conhecimento e graça: perante Deus e os homens. Lucas 2:52. Com 12 anos Jesus discutia no templo com os Doutores da Lei.


3)- A sabedoria e a coisa principal para agir corretamente e com prudência, julgar o certo e o errado. Temos que procurar adquirir o máximo de Sabedoria.

4)- O temor do Senhor e o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. Devemos agir com Sabedoria e prudência sempre. Peçamos a Deus as duas.

5)- E, se Clamares por entendimento, e por inteligência Levantares, Gritar mesmo pedindo Sabedoria. Prov 2:3.

6)- Bem-aventurado o homem que acha a Sabedoria, e o homem que adquire o Entendimento. Prov 3:13 Sabedoria e entendimento para agir em todas as áreas.

7)- Deus reserva a verdadeira sabedoria para os retos, escudo e para os que caminham na sinceridade. Prov 2:7. A sabedoria é um Escudo para nos Cristãos.

8)- Eu a sabedoria, habito com a Prudência e acho a ciência dos conselhos. A sabedoria e a Prudência andam juntos. Estão interligados, não podem se separar.

9)- Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Prov 4:23 Não deixe entrar nada que contamine o coração.

10)- Ensina-nos contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmo 90-12. Não ir passando os dias mais vivendo no Senhor os dias.

11)- A suprema Sabedoria altissonante Clama fora de fora: pelas ruas levanta a sua voz: Converte-vos pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Prov 1:23. Devemos procurar como prata e como a tesouros escondidos,

12)- Porquanto a Sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave a tua alma. Prov 2:10.

13)- O temor do Senhor e aborrecer o mal, a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o entendimento, minha é a fortaleza. Prov 8:12 e 13.

14)- Dá instrução ao sábio, e ele se fara mais sábio: ensina ao justo, e ele crescera em entendimento. Prov 12:10

15)- Procura apresentar a Deus aprovado, como Obreiro que não tem do que se envergonhar: mas que Maneja Conhece, tem entendimento da Palavra de Deus;

16)- Precisamos crescer pois: Nos últimos tempos que estamos vivendo: Ha extrema corrupção, o amor de muitos se esfriando, nunca houve tantas heresias.

17)- E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a Todos dá liberalmente e não a lança em rosto, e ser-lhe a dada.

Vamos pedir sempre sabedoria a Deus para agirmos corretamente e saber escolher entre o certo e o errado sempre.


Autor: Eli Azevedo.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Voz tranquila e suave—Salmo 46:10

Voz tranquila e suave
Albert Lee

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. Salmo 46:10

Quando Deus falou a Elias no Monte Orebe, Ele poderia tê-lo feito através do vento, do terremoto ou pelo fogo. Mas Ele não o fez. Ele falou com “um cicio tranquilo e suave” (1 Reis 19:12). Deus perguntou: “Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:13), enquanto ele se escondia de Jezebel que o ameaçara de morte.
A resposta de Elias revelou o que Deus já sabia — a intensidade de seu medo e de seu desânimo. Ele disse, com vigor: “Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só…” (1 Reis 19:14).

Elias era realmente o único que servia a Deus? Não. Deus tinha “…sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal…” (1 Reis 19:18).

Nas profundezas de nosso medo e desespero, também podemos pensar que somos os únicos que servimos a Deus. Isto pode acontecer imediatamente após termos alcançado um grande sucesso, como aconteceu com Elias. O Salmo 46:10 nos traz à memória “aquietai-vos e sabei” que Ele é Deus. 

Quanto mais cedo nos firmarmos nele e no Seu poder, mais rápido teremos alívio de nosso medo e autopiedade.


Os címbalos anunciando nossas falhas, e, o soar da trombeta anunciando nossos sucessos abafam a voz tranquila e suave de Deus. É tempo de aquietarmos nossos corações para ouvi-lo enquanto meditamos em Sua Palavra. —AL

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Idolos no Coração—Ezequiel 14:3

Idolos no Coração
Joanie Yoder

Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração. —Ezequiel 14:3

Quando meu marido e eu partimos como missionários pela primeira vez, lembro-me de que fiquei preocupada com o crescimento do materialismo em nossa sociedade. Nunca me passou pela mente que eu poderia ser materialista. Afinal, não tínhamos cruzado os mares com quase nada? Não tínhamos escolhido viver num apartamento com poucos móveis e sem algumas facilidades básicas? Eu pensei que o materialismo não nos afetaria.

Apesar disso, o descontentamento gradualmente criou raízes em meu coração. Em pouco tempo, estava ansiosa e desejando coisas bonitas, e, secretamente sentia ressentimento por não tê-las.

Mas certo dia, o Espírito de Deus abriu meus olhos com um pensamento perturbador: materialismo não significa necessariamente ter coisas; também pode significar o desejo de tê-las. Ali estava eu, me sentindo culpada por materialismo! Deus havia revelado que o meu descontentamento era causado pela existência de um ídolo em meu coração! Naquele dia, me arrependi deste pecado sutil, Deus resgatou meu coração como Seu trono de justiça. É desnecessário dizer que, logo senti um profundo contentamento, baseado não em pertences — mas em Deus.

Nos dias de Ezequiel, Deus combateu exaustivamente este tipo de idolatria secreta. O coração das pessoas sempre foi o trono de Deus na terra. Por essa razão, devemos livrar nosso coração de qualquer sentimento que destrua nosso contentamento com Ele. —JEY

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Somente Deus
—2 Crônicas 20:15

Somente Deus
Joanie Yoder

Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.2 Crônicas 20:15

Uma vez um sábio professor de estudo bíblico disse: “mais cedo ou mais tarde Deus trará as pessoas autossuficientes a um lugar onde não terão recurso algum a não ser Ele — sem forças, sem respostas, nada a não ser Ele. Sem a ajuda de Deus eles estão acabados”.

Depois ele nos contou a história de um homem desesperado que confessou ao seu pastor: “Minha vida está indo muito mal.” O pastor perguntou: “Muito mal?” Cobrindo a cabeça com as mãos, ele lamentava: “eu lhe direi o quanto — tudo o que me restou foi Deus”. O rosto do pastor iluminou-se, “fico feliz em garantir-lhe que alguém a quem nada resta a não ser Deus tem mais do que suficiente para uma grande vitória!”

Na leitura bíblica de hoje, o povo de Judá também estava com problemas. Eles admitiram a sua falta de capacidade e sabedoria para vencer seus inimigos. Tudo que lhes restava era Deus! Mas o rei Josafá e o povo viram isto como um motivo de esperança, não de desespero. Eles declararam a Deus: “…os nossos olhos estão postos em ti” (2 Crônicas 20:12). E a esperança deles não foi frustrada, pois Ele cumpriu a Sua promessa: “…a peleja não é vossa, mas de Deus” (2 Crônicas 20:15).


Você está num lugar onde toda a autossuficiência se foi? À medida que voltar os seus olhos para o Senhor e colocar sua esperança nele, você terá a certeza da promessa de Deus de que você não precisa de mais nada. —JEY

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SEMENTES E FÉ—Gálatas 6:7

SEMENTES E FÉ
Joanie Yoder

 […] aquilo que o homem semear, isso também ceifará. —Gálatas 6:7

Li uma fábula sobre um homem que estava dando uma olhada numa loja quando fez a descoberta chocante, de que Deus estava atrás da caixa registradora. Então o homem foi até Ele e perguntou: “O que você está vendendo?” Deus respondeu: “O que o seu coração deseja?” O homem disse: “Quero felicidade, paz de espírito e libertação do medo… para mim e para o mundo inteiro.” Deus sorriu e disse: “Não vendo frutos aqui. Apenas sementes.”

Em Gálatas 6, Paulo enfatizou a importância de plantar sementes de um comportamento que honre a Deus, “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (v.7). Não podemos esperar que experimentemos o fruto das bênçãos de Deus se não reconhecermos a importância de fazer a nossa parte.

É útil seguir o exemplo de outros que plantaram uma boa semente. O autor Samuel Shoemaker afirmou que um bom exemplo, pode tanto nos inspirar quanto nos incitar a dizer: “Oh sim, ele (ou ela) é assim. Não tem problemas com o temperamento, ou com os nervos, não é impaciente ou preocupado como eu; apenas tem um temperamento mais feliz.” Samuel continuou: “talvez não nos ocorra que ele teve que lutar pela sua serenidade e que sairíamos ganhando se fizéssemos o mesmo.”


Você está cansado do seu jeito de ser? Peça a Deus que o ajude e comece hoje a plantar sementes de novas atitudes e reações. No devido tempo o Espírito dará o crescimento. —JEY

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Purifique o ambiente-Efésios 4:29

Purifique o ambiente
Joanie Yoder

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for boa para edificação… —Efésios 4:29

A poluição é um problema frustrante! Todos sofrem com ela, no entanto, todos contribuem para que ela aumente.

A poluição apresenta-se de diversas formas, mas um tipo é frequentemente ignorado. Charles Swindoll a chama de poluição verbal espalhada pelos murmuradores, reclamadores e críticos. Swindoll escreve que, “O veneno do pessimismo cria uma atmosfera de completo negativismo onde se enfatiza somente o lado ruim.”

Um grupo de amigos cristãos começou a se preocupar com esta forma de poluição e a parte de cada um deles nisso. Fizeram então, um pacto para evitar palavras de crítica por uma semana inteira. Ficaram surpresos quando descobriram como falaram pouco! Conforme continuavam com a experiência, tiveram que reaprender as habilidades de comunicação.

Paulo conclamou os cristãos a esse tipo de atitude decisiva. Ele disse que devemos nos despojar do velho homem e de sua conduta que entristece o Espírito Santo (Efésios 4:22,30) e revestir-nos do novo homem que encoraja os outros (v.24). Ao dependermos da ajuda do Espírito (Gálatas 5:16), podemos fazer essas mudanças em nossa conduta, nosso pensamento e nossas palavras.


Se quisermos nos livrar da poluição verbal, precisaremos mudar e pedir que Deus nos ajude. É uma boa forma de começarmos a purificar o nosso ambiente espiritual.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tesouros no céu—Mateus 6:19-20


 O céu do colecionador
Joe Stowell

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra […] mas ajuntai para vós outros tesouros no céu… —Mateus 6:19-20

As pessoas adoram colecionar objetos — figurinhas de beisebol, selos, moedas. E, embora colecionar seja um passatempo divertido, é sensato pensar que quando deixarmos esta terra, tudo que temos passará a ser parte da coleção de outra pessoa. Que valor teria ajuntar tanto na terra, mas pouco ou nada para a eternidade?

Jesus tinha algo a dizer sobre isto. Falando com Seus discípulos, declarou: “…ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mateus 6:20).

Tesouros eternos jamais perdem seu valor. Nunca podem ser destruídos ou roubados. E pense nisso — na verdade, podemos até estocá-los! Como? Através de atos de serviço. Levando as pessoas a Jesus. Sendo compassivos com os necessitados. Vivendo de acordo com a vontade e os propósitos de Jesus. No evangelho de Marcos, lemos que Deus provou o coração do jovem rico quando lhe pediu que vendesse tudo o que tinha, desse aos pobres e o seguisse. A reação do jovem revelou o que realmente valorizava (Marcos 10:21-22).

É fácil apaixonar-se pelas coisas terrenas, mas quando você escolhe seguir a Jesus, Ele lhe mostrará a alegria de acumular tesouros eternos. Nada na terra se compara a isso!

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.Mateus 6:19-20

domingo, 19 de janeiro de 2014

Seguindo instruções-Mateus 7:24


Siga as instruções
Joe Stowell

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. —Mateus 7:24

Um de meus hobbies quando menino era construir modelos de avião. Todas as vezes que abria uma caixa de um novo modelo, a primeira coisa que eu via era o manual de instruções, mas achava que não precisava segui-las. Na minha mente sabia exatamente como montá-lo. Somente após ter colado algumas peças percebia que havia pulado um passo importante, como colocar o piloto na cabine.

É fácil pensar que não precisamos de instruções para nossas vidas, somente para mais tarde percebermos que arruinamos tudo. Foi exatamente por isso que Jesus advertiu que seguir Suas instruções é a maneira de pessoas sábias construírem uma vida segura, sólida e significativa (Mateus 7:24-29). Ele acabara de dizer à multidão que o ouvia para andar mais uma milha, dar a outra face, perdoar os inimigos, e vender seus tesouros para que pudessem dar aos pobres (Mateus 5:39-44). Mas só receber as instruções não é suficiente. A chave é segui-las. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

Aqueles que não seguem as instruções são, nas palavras de Jesus, “tolos” (v.26).

Para o mundo, perdoar seus inimigos e dar aos pobres pode parecer uma maneira boba de construir uma vida, mas, vindo de Jesus, é a maneira sábia.
Para construir uma vida firmada na rocha, siga as instruções de Jesus.

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Mateus 7:24

sábado, 18 de janeiro de 2014

Juventude e velhice-2 Coríntios 4:16


Mais velho, ou melhor?
Joe Stowell

Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. —2 Coríntios 4:16

Sabemos que estamos ficando mais velhos, quando dizemos: “Não é incrível como esses jogadores de futebol são jovens?” E é sinal de envelhecimento quando não perguntamos mais, “Como vai você?”, mas dizemos: “Você está muito bem”— como se estivéssemos espantados.

Envelhecer é inevitável. Infelizmente, a sociedade tem nos ensinado a temer o avançar dos anos, e a disfarçar essa realidade o quanto pudermos. Envelhecer, pode ser um acontecimento maravilhoso. Os seguidores de Jesus têm a capacidade de ficar significativamente melhores com a idade. Como Paulo se expressou: “Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4:16).

Assim como existem sinais físicos revelando que estamos ficando mais velhos, existem sinais que demonstram que estamos ficando melhores. Ao invés de nos tornarmos mais encrenqueiros, intolerantes, e sem amor, o seguidor de Jesus que está amadurecendo cresce melhor ao perdoar, amar e cuidar. Envelhecer é a continuação da jornada para nos tornarmos mais semelhante a Jesus, o que significa que, com o passar do tempo, nosso coração e atitudes deveriam cada vez mais ressoar e refletir o caráter fascinante e os modos agradáveis do nosso Salvador.

Então, ao envelhecer, acolhamos a oportunidade de nos tornar espiritualmente mais semelhantes a Jesus. Nossos amigos perceberão que melhoramos com a idade.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Comentários que ferem-Provérbios 12:18


Comentários que ferem
Joe Stowell

Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. —Provérbios 12:18

O escritor de Provérbios descreve uma pessoa tola como alguém “cuja tagarelice é como pontas de espada” (12:18). Nossas línguas podem ser como lâminas afiadas quando se referem às maneiras como ferimos e destruímos uns aos outros.

Atitudes prejudiciais como ira, irritação, frustração, e impaciência — até mesmo desapontamentos, estresse, culpa e insegurança contribuem para nossa linguagem infrutífera. E quando ferimos com nossas palavras, machucamos e separamos amizades e relacionamentos. Não é de admirar que a lista de sete coisas infames que aborrecem ao Senhor, inclui também qualquer um que “semeia contendas entre os irmãos” (Provérbios 6:16-19).

Como ficarmos fora dessa lista? Para começar, precisamos cuidar do que falamos. Fofocas e calúnias estão fora, e palavras que ferem em vez de curar não são bem-vindas. Ostentação, mentira, e todas as outras maneiras como usamos palavras para ferir e dividir, também não devem fazer parte de nosso vocabulário. Em seu lugar, palavras que demonstram o amor e o poder curador do perdão, da misericórdia e da verdade devem dominar nossas palavras e relacionamentos. Afinal, onde estaríamos se Jesus não tivesse falado palavras de perdão, amor e graça para nós?

Portanto, guarde a “faca” e use suas palavras para ajudar e curar.

Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.Provérbios 12:18


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Lembretes visíveis —Colossenses 3:2


Lembretes visíveis
Joe Stowell

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra… —Colossenses 3:2

Qual é a primeira imagem que você vê quando liga seu computador? Um retrato de família ou uma foto especial das férias ou quem sabe de seu atleta favorito.

Que tal uma representação de Jesus feita pelas mãos de um artista? Certa ocasião um senhor me escreveu sobre sua longa batalha com pornografia — um ciclo vicioso que evidenciava períodos de vitória com invasões esmagadoras dentro de um mundo on-line de concupiscências vazias.

Finalmente, descobriu que colocar um lembrete visível de Jesus no canto da tela do seu computador o ajudaria a alcançar a vitória permanente. Aquele constante lembrete sobre quem o libertou permitiu que os sites ofensivos da internet perdessem suas atrações. O homem não estava fazendo uso de um amuleto da sorte em algum gigabyte. Contudo, estava tentando lembrar dos ensinamentos de Colossenses 3, onde Paulo diz: “Fazei, pois, morrer […] prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza” (v.5).

Quando olhamos para Jesus, Ele se torna um lembrete poderoso de que a nossa velha vida “morreu e a [nossa] vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (v.3). Seja um versículo colado no painel do seu carro ou uma foto no seu computador, escolha uma maneira tangível para elevar seus pensamentos à presença de Jesus.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:1-2

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Calor e santidade—Isaías 43:2

Calor e santidade
Julie Ackerman Link

…quando passares pelo fogo, não te queimarás… —Isaías 43:2

Por que está demorando tanto para secar meus cabelos? questionei. Como sempre, estava com pressa, e não queria sair no vento frio com cabelos molhados. Então percebi o problema. Eu tinha mudado a regulagem do secador de cabelos para “morno” em vez de “quente” para atender as preferências de minha sobrinha.

Muitas vezes, eu gostaria de poder controlar as condições da vida com a mesma facilidade que posso mudar a regulagem do meu secador de cabelos. Eu escolheria uma regulagem confortável — não muito quente, nem muito fria. Certamente não escolheria o calor da adversidade ou o fogo da aflição. Mas no reino espiritual, o morno não resolve, não é suficiente. Somos chamados à santidade, e santidade geralmente envolve calor. Ser santo significa ser separado para Deus — separado de qualquer coisa suja ou impura. Para nos refinar e purificar, Deus às vezes usa a fornalha da aflição. 

O profeta Isaías disse: “…quando passares pelo fogo, não te queimarás…” (Isaías 43:2); ele não disse se passares. E o apóstolo Pedro afirma que não deveríamos nos surpreender com as provações (1 Pedro 4:12).


Nenhum de nós sabe quando seremos chamados para andar pelo fogo ou qual será o calor da fornalha. No entanto, sabemos que o propósito de Deus para as chamas é a nossa purificação, não para nos destruir.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Teologia é para todos—Jeremias 9:24

Teologia é para todos
Julie Ackerman Link

…eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra… —Jeremias 9:24

Algumas pessoas dizem que teologia é apenas para “profissionais”. Mas a situação nos dias do profeta Jeremias ilustra a importância de todos saberem o que Deus diz sobre si mesmo.

Os estudiosos da religião daquela época estavam representando Deus de maneira errônea, profetizando “…o engano do próprio coração…” (Jeremias 23:26) e desviando o povo com suas mentiras (Jeremias 23:32). Como resultado da desonestidade destas pessoas, o povo não conhecia a verdadeira natureza de Deus.

Hoje há pessoas que retratam Deus como alguém irado, vingativo e ávido em punir pessoas por mínimas ofensas. Deus, no entanto, se descreve como “…compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade” (Êxodo 34:6). Outras pessoas apresentam ao mundo uma imagem de um Deus amoroso que é bondoso demais para punir as transgressões. Mas Deus se descreve como aquele que pratica julgamento e justiça (Jeremias 9:24). Ele é ambos: um Juiz justo e um Pai amoroso. Se enfatizarmos um em detrimento de outro, criaremos uma falsa imagem de Deus.


O mais importante que podemos conhecer a respeito de Deus e proclamar ao mundo é que Ele não deseja punir as pessoas, mas quer que se arrependam para que possa perdoá-las (2 Pedro 3:9). No entanto, para ser verdadeiramente amoroso, Deus também precisa ser completamente justo.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Quem e como-Marcos 8:29

Quem e como
Julie Ackerman Link

…Tu és o Cristo. —Marcos 8:29

Sempre que leio os evangelhos, me identifico com os discípulos. Como eu, eles pareciam ser um pouco lentos para entender as coisas. Jesus sempre dizia coisas como: “…vós também não entendeis?” e “…não compreendeis…?” (veja Marcos 7:18). Pedro, entretanto, finalmente entendeu pelo menos uma parte. Quando Jesus perguntou: “…Mas vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu, “…Tu és o Cristo” (Marcos 8:29).

Pedro estava certo sobre o “quem” — Jesus, — mas ainda estava errado sobre o “como.” Quando Jesus profetizou Sua morte, Pedro o repreendeu por fazê-lo. Jesus reagiu repreendendo Pedro: “…Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus e sim das dos homens” (Marcos 8:33).

Pedro ainda estava pensando na maneira humana de estabelecer reinos. Um governante destruiria outro e estabeleceria um novo governo. Ele esperava que Jesus fizesse o mesmo, mas o reino de Cristo viria de uma forma nova — através do Seu servir e do sacrifício de Sua vida.


O método que Deus utiliza hoje permanece o mesmo. Enquanto a voz de Satanás nos tenta a obter poder, a voz de Jesus nos diz que o manso herdará a terra (Mateus 5:5). Para ganhar cidadãos para o reino de Deus, devemos seguir o exemplo de Jesus, que abriu mão de ambições egoístas, serviu aos outros e chamou as pessoas ao arrependimento de seus pecados.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Aprendendo a confiar- Salmo 37:3

Aprendendo a confiar
Julie Ackerman Link

Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. —Salmo 37:3

Quando escondi minha câmera entre os arbustos para tirar fotos dos filhotes de sabiás, eles abriram suas bocas sem abrir seus olhos. Estavam tão acostumados a serem alimentados pela mamãe sabiá que não olharam para ver quem (ou o quê) estava causando o estardalhaço.

Esse é o tipo de confiança que as mães amorosas instilam em seus filhos. Sou abençoada em ter uma mãe como essa. Durante minha infância, podia comer qualquer alimento colocado por ela na mesa sem medo de que isto iria me prejudicar. Embora ela me fizesse comer alimentos que eu não gostava, eu sabia que ela os preparava porque eram alimentos saudáveis para mim. Se ela se importasse apenas com o que fosse fácil para preparar, eu comeria alimentos nada nutritivos. Independente do que mamãe me dissesse para fazer ou não, eu sabia que ela me desejava o melhor. A sua intenção não era impedir minha diversão, pois tentava me proteger para que eu não me machucasse.


Este é tipo de relacionamento que temos com Deus, que se comparou a uma mãe: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei…” (Isaías 66:13). Como Seus filhos, não temos motivo algum para temer o que nos acontece nem invejar o que acontece aos outros: “Não […] tenhas inveja dos que praticam a iniquidade” (Salmo 37:1). Quando confiamos em Sua bondade, somos alimentados por Sua fidelidade.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Juntando os pedaços—Salmo 55:22

 Juntando os pedaços
Julie Ackerman Link

Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá… —Salmo 55:22

De vez em quando, meu computador fica lento. O uso frequente de certos programas e documentos, faz desaparecer parte das informações, exigindo que meu computador as procure antes de poder usá-las. Para consertá-lo, preciso acessar um programa que as recupere e agrupe onde são facilmente acessadas. Este processo é chamado de “desfragmentação”.

Assim como meu computador, minha vida também fica fragmentada. Uma situação consome as minhas emoções, enquanto tento me concentrar em outra questão. Exigências de todos os lados me bombardeiam. Quero fazer tudo o que precisa ser feito, mas minha mente não para e meu corpo não reage. Logo começo a me sentir cansada e inútil.

Participei recentemente de um retiro e, um dos folhetos que recebi incluía uma oração com palavras que expressavam como eu me sentia: “Senhor, estou disperso, inquieto, e só parte de mim está aqui.”

O rei Davi também passou por tempos assim (Salmo 55:2). Em oração, Davi apresentou suas necessidades a Deus pela manhã, ao meio-dia e à noite, confiante de que seria ouvido (v.17).


A oração pode ajudar a desfragmentar nossas vidas. Quando entregarmos nossos fardos aos cuidados do Senhor, Ele nos mostrará o que precisamos fazer, e o que somente Ele pode fazer.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Abominando o vácuo—Efésios 3:19

Abominando o vácuo
Julie Ackerman Link

…sejais tomados de toda a plenitude de Deus. —Efésios 3:19

De acordo com o antigo filósofo Aristóteles, “A natureza abomina o vácuo.” Aristóteles baseou sua conclusão na constatação de que a natureza requer que todos os espaços sejam preenchidos com algo, mesmo se este, for incolor ou inodoro.

O mesmo princípio funciona em nossa vidas espirituais. Quando o Espírito Santo começa a nos convencer do pecado, a ideia de dar início a um plano pessoal de melhorias contínuas surge de imediato à mente. Exercemos nossos melhores esforços para derrotar nossos piores hábitos. Mas todas as tentativas de livrar-nos de pensamentos, atitudes e desejos impuros são fadadas a falhar porque livrar-nos de um mau hábito cria um vácuo em nossas almas. Tão logo nos esvaziamos de um vício, outros vêm para tomar seu lugar, e terminamos tão mal ou pior do que quando começamos.

Pensar em vácuos nos ajuda a compreender a importância do que Paulo estava dizendo aos efésios quando orou para que Cristo habitasse em seus corações através da fé, e que pudessem “…conhecer o amor de Cristo […] para que [fossem] tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).


A única solução permanente para o problema do pecado em nossas vidas é substituí-lo com o amor de Jesus, que preenche o vácuo. Quanto mais plenos estivermos do Seu amor, menos espaço haverá para qualquer mal.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Inspiração—Tiago 1:22

Inspiração
Julie Ackerman Link

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes… —Tiago 1:22

Meus avós eram jardineiros e alguns amigos meus ainda são. Eu amo visitar belos jardins — eles me inspiram, fazem-me querer criar algo igualmente belo em meu próprio jardim. Mas em jardinagem, tenho dificuldade em me mover da inspiração para a transpiração. Minhas grandes ideias não se concretizam porque não invisto tempo e energia para que isso aconteça.

O mesmo pode ocorrer em nossa vida espiritual. Podemos ouvir testemunhos de outras pessoas e nos maravilharmos com a obra que Deus tem feito em suas vidas. Podemos ouvir músicas inspiradoras e excelentes pregações e nos sentirmos inspirados a seguir Deus mais diligentemente. Mas assim que saímos da igreja, encontramos dificuldade em separarmos tempo ou nos esforçarmos o suficiente para avançarmos.

Tiago descreveu este tipo de cristão como aquele que olha sua imagem refletida em um espelho, mas nada faz para consertar o que está errado (Tiago 1:23-24). Esses cristãos ouvem a Palavra, mas isso não os leva a agir. Tiago diz que precisamos praticar — não apenas ouvir.

Quando nos movemos da inspiração de simplesmente “ouvir” o bem sendo feito por outros, à transpiração de realmente fazermos algo bom, a Palavra de Deus enxertada (1:21) florescerá tornando-se em um belo jardim de fruto espiritual.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...