Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ser transparente


´
Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente...
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.

Mas ser transparente é muito mais do que isso.

É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que sente...
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir muros...

Ser transparente é permitir que a doçura aflore, transborde...

Mas, infelizmente, a maioria decide não correr esse risco.

Preferimos a dureza da razão à leveza reveladora da fragilidade humana.
Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam da alma...

Preferimos nos perder numa busca por respostas a simplesmente admitir que não sabemos nada e que temos medo!

Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção.

E assim, vamos nos afundando em falsas palavras, atitudes, em falsos sentimentos...

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar...

A doçura, a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós...

Uma saudade desesperada de nós mesmos, daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar...

Porque aprendemos que isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro!

Quando, na verdade, agir com o coração, poupa a dor...

Sugiro que deixemos explodir toda a doçura!

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis...

Chega de tentar controlar tanto....

Responder tanto...

Competir tanto...

Tente simplesmente viver, sentir e amar.
Rosana Braga

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tesouro escondido


Tesouro escondido

Dennis Fisher
…em quem [Cristo] todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. —Colossenses 2:3

Um caçador de tesouros inglês descobriu uma enorme coleção de moedas romanas enterradas num campo no sudoeste da Inglaterra. Usando um detector de metal, Dave Crisp localizou um grande vaso contendo 52 mil moedas. Essas antigas moedas de prata e de bronze do terceiro século da Era Cristã, pesando mais de 160 quilos, valem aproximadamente cinco milhões de dólares.

Embora o tesouro de Crisp possa fazer-nos sonhar sobre encontrar semelhantes riquezas, nós, como cristãos, devemos empreender um tipo diferente de caça ao tesouro. O que buscamos não consiste em prata e ouro. 

Ao invés disso, buscamos coletar as pedras preciosas do discernimento, para que possamos atingir a “…forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2:2-3). 

Encontramos na Bíblia o tesouro oculto de conhecer o Senhor mais completamente. O salmista disse: “Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).

Se lermos a Palavra de Deus com pressa ou descuido, perderemos suas profundas revelações. Estas verdades precisam ser buscadas seriamente, com toda a atenção de alguém que procura um tesouro escondido.

Você anseia por encontrar os tesouros escondidos na Escritura? Comece a escavar!

Os tesouros de verdades na Palavra de Deus são mais bem minerados com a pá da meditação. Dennis Fisher

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Radicalizar e ter equilíbrio


Radicalizar ou não?

“É bom não radicalizar e ter equilíbrio. Quem teme a Deus evita extremos porque vê os dois lados da moeda.” Eclesiastes 7:18

O conhecimento da lei sem a aplicação do amor é legalismo . Seu cumprimento e obediência sem rendição genuína é formalismo.

A tentativa de ser dono da verdade, e querer sempre ter razão é sinal de baixo estima. E tomar decisões sem avaliar os dois lados é radicalismo e desequilíbrio.

Em tudo, em todas as circunstâncias há dois lados: o bem é o mal, o dia e a noite, a tristeza e a alegria, há pobreza e riqueza! doença e saúde.

E não há sequer um ser humano perfeito no mundo, então busque a sabedoria, e está é presente de Deus.

Não julgue-se mais sábio, aos seus próprios olhos, mas lembre-se todos nós, somos iguais.

Pense antes de agir. Avalie as possibilidades, ore e converse com Deus, mas se impeça de ser radical.

A palavra de Deus é clara, nem é viver no meio “do muro”, escolha qual lado servirá, como você viverá, mas você está impedido de fazer seu modo de viver, um padrão de vida ao próximo.

O único que realmente é padrão é Jesus, ensine este caminho a quem não conhece.

Ivelise Fonseca, advogada

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Uma oração de poder-Colossenses 3.1-17


Uma oração de poder
Colossenses 3.1-17

A galeria dos ensinos de Paulo sobre a oração, encerra-se com esta recomendação, para que o poder de Deus seja incorporado na vida dos crentes em Colossos, por meio da oração. É assim que ele encerra os seus conselhos: 

"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças ao Deus Pai" Cl 3. 21 

Esta recomendação final do apóstolo vem depois de nove conselhos a respeito da vida cristã que deviam adotar os crentes colossenses e nós hoje, para evitarmos a presença do pecado em nosso dia-a-dia (3.1,11): 

1. Vidas espirituais: "Buscai as coisas que são de cima...

2. Vidas de meditação e reflexão: "Pensai nas coisas que são de cima...

3. Vidas de certezas: "A vossa vida está escondida com Cristo em Deus...

4. Vidas de esperança: "Quando Cristo se manifestar, vós também, na glória...

5. Vidas de renúncia: "Exterminai... a impureza... a avareza... as paixões...

6. Vidas diferenciadas: "Despojai-vos da ira... coléra...malícia...

7. Vidas de retidão: "Não mintais uns aos outros...

8. Vidas de renovação: "Vos vistais do novo homem que se renova...

9. Vidas de igualdade: "Não há grego nem judeu... Cristo é tudo em todos. O apóstolo porém vai mais longe, mostrando que além dos cuidados que deveríamos ter para a preservação de nossa pureza, deveríamos adotar também alguns princípios de vida pelos quais orava, então: 

"Revesti-vos, pois, de corações compassivos... de benignidade... suportandovos uns aos outros... perdoando-vos uns aos outros... revesti-vos do amor... e a paz de Cristo habite em vossos corações... e sede agradecidos... louvando a Deus com gratidão em vossos corações." Cl 3.12,17 

Que cada um de nós possamos orar com esta disposição que o apóstolo nos ensina, para buscarmos o poder do alto para o nosso viver. 

Oração para o dia:

Concede-me, Senhor, o desejo interior de sempre orar pedindo para que o teu poder se manifeste em minha vida, de forma a mudar o meu ser para melhor.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Felizes seremos


Bem Aventurados


BEM-AVENTURADOS os que sabem rir de si mesmos: nunca cessarão de se divertir.


BEM-AVENTURADOS os que sabem distinguir uma pedra de uma montanha: evitarão tantos aborrecimentos.
BEM-AVENTURADOS os que sabem ouvir e calar: aprenderão muitas coisa novas.
BEM-AVENTURADOS os que estão atentos às necessidades dos outros: serão dispensadores de alegria.
BEM-AVENTURADOS serão vocês se souberem olhar com atenção as coisas pequenas e serenamente importantes: vocês irão longe na vida.
BEM-AVENTURADOS vocês de souberem valorizar um sorriso e esquecer uma grosseria: o caminho de vocês será sempre cheio de sol.
BEM-AVENTURADOS vocês se souberem interpretar com benevolência as atitudes dos outros, mesmo contra as aparências: vocês serão julgados ingênuos, mas esse é o preço do amor.
BEM-AVENTURADOS os que pensam antes de agir e que oram antes de pensar: evitarão tantas bobagens.
BEM-AVENTURADOS os que sabem reconhecer o amigo em todos que encontram: vocês encontrarão a verdadeira luz e a verdadeira paz.
BEM-AVENTURADOS sobretudos vocês que tem JESUS no coração: herdarão o reino de DEUS.
(Autoria desconhecida)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O amor


O  Amor de Cristo

"E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. "Efésios 3:19

Através do amor de Cristo podemos compreender o amor de Deus para conosco.O amor envolve disciplina, discernimento e percepção. O amor não é cego. Jesus tinha um discernimento claro e nítido de sua missão. Ele era movido pelo amor e seu desejo era implantar esse amor no nosso coração. Um amor perceptivo que sabe julgar com clareza e que sabe discernir entre o falso e verdadeiro.

O Senhor através de Paulo nos fala: "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido."  1 Coríntios 13:12

O desejo de Deus para seus filhos é que O conheçam que saibam os seus caminhos, que compreendam o Seu amor, os seus desígnios para com o ser humano. Está escrito que Ele  "Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel." Salmos 103:7

Só podemos  conhecer a Deus e os seus caminhos, se tivermos um relacionamento mais intimo com Ele. Para ter essa intimidade devemos buscar a cada dia estar em comunhão com o Senhor através da leitura da Palavra, da meditação da oração de preferência às primeiras horas da manhã.

O amor deve aprofundar-se em conhecimento e somente apoiados no amor de Cristo e em seu conhecimento é que podemos alcançar a vitória.

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."1 João 4:7

Amor gera conhecimento, comunhão, entendimento e compreensão.

A admoestação de Pedro é que " Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." 2 Pedro 3:18

Somente na eternidade iremos compreender o amor de Cristo e chegar a um completo conhecimento desse amor que excede todo entendimento. Aqui nos é dada a oportunidade de experimentar esse amor e vivê-lo intensamente através do exemplo deixado por Jesus Cristo.

Nosso crescimento na graça e no amor depende de nossa união com Cristo! 

Experimente esse amor e seja feliz.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Entusiasmo

O Poder do Entusiasmo

Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem,  de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas.

Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar:

Nós é que temos que transformar a nossa vida numa Vida Entusiástica .

Não é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida!

Nós é que temos que entusiasmar nossas idéias.Uma idéia sem entusiasmo é uma idéia morta!

Dicas para viver entusiasticamente:

1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos
Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.)

2- Acredite nos seus insights “positivos”
Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias.

3- Não reclame constantemente
Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda.É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando!

4- Cultive a alegria e o bom humor… Aprenda a sorrir
Terapia do Riso- Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo.O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida: as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes e mais fortes.

5-Ilumine seu ambiente que trabalha e a sua casa. 
A escuridão traz a depressão. O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros.( Sempre ache uma maneira de participar)
Traga as pessoas mais próximo de você. Participe, converse com as pessoas com as quais convive. Interesse-se pelas pessoas à sua volta!

7- Surpreenda as pessoas com momentos mágicos.
Contagie os outros. Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você!

8- Faça tudo com sentimento de perfeição.
Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível.

9- Ande bem vestido limpo e perfumado.
Tenha orgulho da sua imagem. Gostar de si próprio, mantendo a auto-estima, é fundamental para o Entusiasmo.

10- Aja prontamente faça agora. 
Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo? – Aja!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fonte de Poder- Filipenses 4:13


Cristo Fonte de Poder

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

Em momentos de angústia, é difícil ser otimista, mas, o que confia no poder de Cristo pode olhar para além das dificuldades e confiar na sabedoria do Deus eterno que o ama. Desde a eternidade, ele trabalha para o nosso bem a prova é que Ele deu seu próprio Filho para nos salvar.

Devemos confiar que Jesus Cristo é a força locomotora que pode nos suster em nossas fraquezas e devemos sempre confiar naquele  que nos fortalece e nos sustem.

Ao passar por dificuldades, o Senhor protege seus filhos, os 
inspira, os ajuda a enfrentar as tempestades, a resistir as 
tormentas e a lutar contra as procelas da vida. Ele nos diz:”Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. “Isaías 41:10

Apesar das dificuldades que passamos recebemos o alento 
que necessitamos a paz, a força e o ânimo para enfrentar novas lutas, pois suas promessas são verdadeiras e nos dá força para vencer os nossos pecados, as nossas fraquezas, as nossas paixões.

Não é a nossa força que nos leva a vitória, mas a confiança em Cristo que nos torna mais que vencedores porque “em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Romanos 8:37

Experimente  estar em união com Jesus Cristo e seja mais 
que vencedor em todas as coisas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Terceira Idade


Os 10 mandamentos da terceira idade

1º – Não se aposente da vida para se tornar a praga da Família. A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

2º – Seja independente e preserve a sua liberdade mesmo que seja dentro de um quartinho.Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

3º – Mantenha o governo da sua própria bolsa. Ajude os seus filhos financeiramente, na medida das suas posses; reserve uma parte para emergências e lembre-se que um filho ambicioso pode ser mais temível que um inimigo.

4º – Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares de cuidados, como se fossem flores. Se a sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5º – Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível. Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso de água e sabão.

6º – Seja cordial com os seus vizinhos. Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.

7º – Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos. Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem oa seus próprios erros.

8º – Fuja do vício mais comum da velhice, que é a “presunção”. A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela. Deixe que a “humildade” seja a sua marca mais forte.

9º – Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente. Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.

10º – Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro.

(Adaptação de “Compreendendo Melhor Como Viver a Terceira Idade, na Opinião da Terceira Idade”, do Dr. Conceil Corrêa da Silva)

Dicas para enriquecer


10 Passos para enriquecer

 “As etapas para equilibrar as finanças do casal”. 
1 – Negocie a dívida. É preciso agir rápido para frear os juros. É importante fazer uma relação dos valores devidos, cortar gastos e priorizar o pagamento das dívidas que crescem mais rápido.
2 – Substitua os juros mais altos. É interessante obter empréstimos a juros mais baixos para quitar as dívidas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial. Na dúvida, estique o prazo, com parcelas menores.
3 – Crie boa reputação. Tente virar o cliente que merece crédito barato nos bancos. Não abuse do que cheque especial, seja pontual com dívidas e o cartão e mantenha contato com o gerente do banco.
4 – Forme uma reserva. Invista nela antes de pensar na aposentadoria ou em comprar um casa. Reserve de três a seis meses de gastos. Vale assumir cortes de gastos até conseguir.
5 – Melhore o consumo. Gaste dinheiro com o que mais contribui para a felicidade familiar. Converse com o parceiro para identificar as prioridades para o bem-estar do casal.
6 – Planeje a renda. Poupe uma parte do que ganha. Se não há pressa em se aposentar, 10% da renda será suficiente. Previdência privada é um bom jeito de começar, mas há alternativas mais rentáveis.
7 – Poupe regularmente. É importante transformar os sonhos em metas, estimando o tempo necessário para atingi-los. Cada sonho realizado incentiva outros.
8 – Envolva-se com o mercado. Arregace as mangas e se envolva com o mercado de investimentos. Pode ser ações, imóveis, leilões, qualquer um que permita comprar barato e vender caro.
9 – Pesquise sempre novos investimentos. Não se acomode, mesmo se o patrimônio estiver bem investido. Uma vez ao ano, pelo menos, confira se o dinheiro poderia estar mais bem aplicado.
10 – Conquiste sua independência. Independência financeira é chegar ao ponto em que o patrimônio garanta rendimentos que custeiam seus hábitos de consumo. Então, cada dia de trabalho aumentará seu patrimônio.
(Fonte: Revista Época, 30 de abril de 2012, p. 108)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Lista de preocupações-Mateus 6:34


Lista de preocupações
Anne Cetas

…não vos inquieteis com o dia de amanhã… —Mateus 6:34

Sentada dentro do carro, sob a sombra de uma árvore na hora do almoço, eu estava preocupada com alguns assuntos.

Repentinamente, um cardeal, com uma minhoca gorda pendurada em seu bico, pousou perto da minha porta e olhou para mim. O cardeal trouxe a vívida lembrança das palavras de Jesus em Mateus 6:25-26: “Não andeis ansiosos pela vossa vida […] Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

Anos atrás, Paul Borden, autor de um artigo em uma revista de seminário deu algumas dicas úteis para os preocupados:

Comece uma lista de preocupações. Escreva aquilo que o preocupa. As contas, o seu trabalho, os seus filhos ou netos, a sua saúde, o futuro.

Transforme a sua lista de preocupações numa lista de oração. Peça ao Senhor que trabalhe nessas situações que o preocupam. Ore especificamente por suas necessidades, e confie nele.

Transforme a sua lista de oração numa lista de atitudes. Se você tiver alguma ideia sobre o que puder ser feito para resolver suas preocupações, pratique-a. Ao transformarmos nossas preocupações em orações e atitudes, o autor afirma: “A ansiedade paralisante pode ser substituída pela preocupação com as responsabilidades da vida.”

Por que não começar a sua lista de preocupações agora?

O que se tornou motivo de oração, não deveria ser motivo de preocupação.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Nossas crises- Isaías 59:2


A bondade de Deus e nossas crises
O profeta Isaías diz que “… as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça” (Isaías 59:2). 

E é nesse aspecto que o homem mais atrapalha. Grande parte das crises decorre dos nossos pecados.Todavia, há situações nas quais o homem não procura, mas acaba achando crises. Aqui temos que ter fé que elas são necessárias para melhorar nossa vida. Veja em Lucas 22:31, quando Jesus diz que Satanás pedira para cirandar com a vida de Pedro e Jesus intercedeu ao Pai em favor de Pedro: não para livrá-lo da ciranda, mas para mantê-lo firme na fé. E o caso de Jó, que foi provado com o objetivo de demonstrar sua fidelidade a Deus.

Em qualquer caso, o importante é ter convicção que nosso Deus pode transformar crises em bênçãos. Deus abençoou tanto Ismael quanto Isaque, filhos de Abraão. Apesar de enganar seu irmão Esaú e sofrer durante muitos anos, Deus, por fim, abençoou um novo Jacó, arrependido de seus erros. José, o filho perseguido pelos irmãos, transformou-se em rei no Egito. Apesar do pecado de Davi, Deus escolheu Salomão para ser rei. Ele que foi filho de Davi com Bate-Seba (Mateus cita “da que foi mulher de Urias”).

Deus usa as crises para manifestar sua bondade e misericórdia. Tiago alerta que “… chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão” (Tiago 5:11). O salmista diz que “o Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia” (Salmo 9:9). Que possamos usufruir Dele.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...