Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Equilíbrio emocional


Equilíbrio emocional
Pr. Albino Marks        

Da experiência de Elias aprendemos lições esclarecedoras de como cuidar de nosso corpo e conservá-lo em bom funcionamento para desfrutar equilíbrio emocional saudável. Acrescentemos algumas idéias mais que podem enriquecer nosso conhecimento.

Lazer – Para estabelecer o equilíbrio, entram os períodos de lazer. Os períodos de lazer descontraído são muito importantes para a pessoa proteger-se contra os desgastes da atividade contínua e livrar-se do estresse. É naqueles momentos em que se deixa de lado tudo o que envolve as tarefas do cotidiano e se entrega a uma atividade que tem como objetivo relaxar, que o ser humano renova as suas energias.

Sociabilidade – Pode surgir a pergunta: Lazer e sociabilidade não é a mesma coisa? Em parte sim, mas em grande parte não. Dependendo da atividade em que a pessoa está ocupada como a sua rotina, ela pode encontrar períodos de lazer ficando sozinha. Por exemplo: envolver-se em períodos de leitura, que desviando a mente da atividade rotineira, acabam proporcionando enriquecimento intelectual. Pode ocupar-se em atividade braçal em jardinagem, cultivo de uma horta caseira, ou outra atividade que funciona como lazer.

O lazer traz consigo a amizade e a sociabilidade, começando com os membros da família, passando pelos amigos e mesmo alcançando outras pessoas. Na sociabilidade podemos destacar clubes que promovem encontros para incrementar a formação de amizades, passeios para conhecer lugares turísticos, praticar esportes coletivos. Tudo isso, dentro da medida certa, contribui para manter o equilíbrio emocional.

Pense: “Pois nenhum de nós vive apenas para si”. – Rm 14:7 – Nova Versão Internacional.

Desafio: “Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e com o que eles estão fazendo”. –Fp 2:4 – Bíblia Viva.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...