Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Maravilhoso Jesus - Mateus 7:12


Por que quebramos a regra áurea
William G. Johnsson
Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei vós também a eles. Mateus 7:12.

Você provavelmente já ouviu dizer que estas palavras de Jesus são superiores a tudo o mais encontrado nas grandes religiões do mundo. Jesus transformou um ditado negativo dos rabinos em uma ordem positiva de singular beleza. Infelizmente é mais fácil exaltar a regra áurea do que praticá-la.

Na verdade, de todas as regras deixadas por Jesus, esta é a mais transgredida pelos cristãos. Por quê?

Quando a nossa existência é ameaçada, tendemos a retornar à selvageria da auto-preservação. Quando ficamos presos num engarrafamento, o sangue ferve diante de um motorista que tenta retornar à faixa correta após ter andado um bom trecho pelo acostamento. Ao esperarmos num saguão lotado de aeroporto por um vôo muito atrasado, quando finalmente o portão de embarque é aberto, sentimos vontade de empurrar e acotovelar, como fazem os demais.

A regra da nossa vida é: as pessoas tem que atender nossas vontades. Elas devem atender aos nossos sentimentos, nossos caprichos, nossos desejos. Como conseqüência, quando nos sentimos cansados, ou pressionados, ou ansiosos, ou ameaçados, temos a tendência de retornar a uma existência grosseira.

E como fica a regra de Jesus? Para muitos é um belo ideal, mas irremediavelmente impraticável. Não vai contra a própria essência da nossa natureza humana?

Sim, vai contra. Mas todo o Sermão do Monte contraria a nossa natureza.

A vida de Jesus é a única realidade que nos permite achar que “talvez” todos os ensinamentos do Sermão da Montanha, incluindo a regra de ouro, possam ser seguidos. Pela seguinte razão: “se” Jesus pediu isso (e ele disse) e “se” Jesus viveu este ideal (e ele viveu) então é porque é um ideal alcançável.

Em nossas próprias forças jamais conseguiremos. Quando pressionados simplesmente retornamos aos padrões do ladrão-que-rouba-ladrão, da sobrevivência do mais apto, do salve-se-quem-puder, os mesmos padrões que o resto do mundo segue, e que sempre nos puxam para baixo como um ímã.

Quando você estiver numa situação difícil, talvez seja útil pensar no que Jesus faria em seu lugar. O que Ele faria se ficasse preso num engarrafamento? O que Ele faria se estivesse num saguão lotado de aeroporto?

Então, naquele instante, peça poder para agir como Ele agiria.
Autor: William G. Johnsson

ORAÇÃO

Senhor. Reconheço que em minhas próprias forças jamais conseguirei alcançar os teus elevados propósitos para a minha vida. Dá-me poder para viver à altura do ideal vivenciado por Jesus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...