Translate

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Autopercepção


Autopercepção
Pr. Albino Marks   
     
Como entender o que verdadeiramente é autoestima? Seria:
O que penso de mim mesmo?
O que os outros pensam de mim?
O que os outros me fazem pensar de mim mesmo?

A palavra autoestima transmite a idéia de que é o resultado daquilo que pensamos e fazemos de nós mesmos. Se ficarmos apenas com a perspectiva humanista, esta idéia é apresentada com força. No entanto, se olharmos a autoestima do lado espiritual, descobriremos aspectos que merecem nossa atenção.

Exemplo esclarecedor - Imaginemos Davi pensando a respeito de si mesmo após o seu envolvimento adúltero: Eu sou o rei! Sou o mais importante em Israel. Eu o fiz porque sou o soberano! O fiz porque soube atraí-la e seduzi-la. Haveria algo mais estimulante para o ego de alguém do que pensar que é o maior? Pensar que é extremamente atrativo para o sexo oposto?

Mas como, em verdade, estava a autoestima de Davi? (Leia em Pense) Haveria algo mais frustrante do que ter a certeza de estar errado e estes erros aparecerem cotidianamente ante os olhos? Algo mais frustrante do que saber que tudo que faz é detestável? Estar convencido de que desde que nasceu é uma droga?

O pensamento do rei de si próprio: Eu sou o maior, sou o rei, sou atrativo para as mulheres, sou bom, sou justo, gosto muito deste meu modo de ser. Em quanto poderia melhorar a auto-estima de Davi com base neste seu valor pessoal? Como ele, realmente se sentia? (Leia em Desafio).

Choro, canseira e forças esvaídas, não parecem revelar uma autoestima alentadora.

Pense: “Pois eu conheço bem os meus erros, e os meus pecados estão sempre diante de mim. Pequei contra ti - somente contra ti - e fiz o que detestas... De fato tenho sido mau desde que nasci; desde o dia do meu nascimento tenho sido pecador.” - Sl 51:3-5. Bíblia na Linguagem de Hoje.

Desafio: “Enquanto não confessei o meu pecado, eu chorava o dia todo até cansar... e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão.” - Sl 51:3 e 4 – Bíblia na Linguagem de Hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...