Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Emoções e sentimentos



Emoções e sentimentos
                           Pr. Albino Marks        

 “Vocês... são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. – 1Pe 2:9 – Nova Versão Internacional.

Na Escritura Sagrada obtermos uma visão clara e correta da autoestima. A perspectiva humanista ainda que traga boas informações, tende a distorcer a correta compreensão desta parte tão importante de nossa estrutura psíquica. A autoestima está intimamente relacionada com as necessidades e a sua satisfação. Portanto, está ligada às nossas emoções.

As emoções ou sentimentos são os sinaleiros que alertam para a satisfação ou não das necessidades. As necessidades satisfeitas determinam uma autoestima sadia e positiva. As necessidades não satisfeitas atuam no sentido de baixa autoestima.

Uma questão muito delicada que precisa ser compreendida em relação à autoestima, são as influências externas que sofremos como seres humanos. Pelo menos três influências atuam sobre o psiquismo humano: Deus, Satanás e o nosso semelhante. De modo geral o estudo do psiquismo humano desconhece ou pelo menos desconsidera as duas primeiras fontes de influência. No entanto, quer queiramos quer não, somos influenciados por estas duas forças. Deus, atuando no sentido de promover o bem daqueles que são Suas criaturas; Satanás, trabalhando no sentido de separar o homem de seu Benfeitor, e de criar instabilidades emocionais no delicado sistema psíquico humano.

Uma influência relativamente fácil de ser compreendida é a de nossos semelhantes. Somos influenciados pelo cônjuge, pelos pais, pelos filhos, pelos amigos e mesmo estranhos, em nossos relacionamentos no dia a dia.
Pr. Albino Marks   

 “No entanto o Deus Eterno continua esperando porque Ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês; pois ele é Deus que faz o que é direito. Felizes são aqueles que põem a sua esperança nEle.” - Is 30:18 – Bíblia na Linguagem de Hoje.

“Pois nenhum de nós vive apenas para si”. – Rm 14:7 – Nova Versão Internacional.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...